terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Hidratação


Um dos aspectos que devemos ter sempre presente é o da importância de beber frequentemente água, durante e após os esforços físicos mais intensos.
Como se sabe, o nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água. É ela que favorece a absorção dos alimentos, a eliminação dos resíduos alimentares e regula a pressão sanguínea, bem como a temperatura do corpo.
Quando fazemos esforços físicos prolongados, aumenta a temperatura do corpo e perde-se água através da respiração e do suor. Por isso, é necessário beber água (à temperatura de 10 a 12º C aproximadamente) para arrefecer o corpo, repor o líquido que se perdeu, evitar a desidratação e eliminar as toxinas que resultam do trabalho muscular.
As necessidades de água estão dependentes de vários factores - grau de humidade, temperatura, alimentação, tipo de exercício físico.
A ingestão de líquidos deve ser feita, preferencialmente, no intervalo das refeições, evitando-se, assim, um volume grande de líquidos no estômago, o que atrasa a própria digestão.
Não esquecer então que se deve beber água, de boa qualidade, em pequenas quantidades, repetidamente.
Instituto da água http://www.inag.pt
Publicado por: Professor Carlos Rodrigues

Sem comentários: